domingo, 11 de setembro de 2011

Onde estão as árvores???



Caminhando pelas ruas da minha cidade (Blumenau) me deparei com esta praça e esta pichação. " Onde estão as árvores? Cadê os bancos??".
Realmente é algo para se pensar. Estamos tendo na nossa cidade muitas "revitalizações", "reurbanizações", mas me pergunto onde esta a vida nova na revitalização... cortar árvore é dar vida nova?? trocar pavimento é reurbanizar? não seria melhor então usar o termo "repavimentar" ?? Pois é o que vejo sendo feito ultimamente.
A pouco tempo atrás passamos por isso na avenida beira-rio, onde na "revitalização" a primeira medida foi tirar a vida das árvores. Fato este que causou muita polemica na nossa cidade e graças a esta movimentação foram mantidas as árvores. Mas me pergunto, como pode ser possível que nosso departamento municipal de urbanismo não esteja vendo que estão cortando o pulmão da nossa cidade? Temos no departamento diversos arquitetos e engenheiros que estão cientes da palavra do momento "sustentabilidade" e que árvores não crescem da noite para o dia e no entanto me deparo com esta praça, onde ao meu ver um garoto de 15 - 16 anos vendo como ficou a sua "nova" praça, indignado pichou sua crítica questionando sobre componentes básicos de uma praça " arvores e bancos". Pois é, não é preciso ter curso superior em arquitetura e urbanismo ou engenharia para saber que algo de muito importante nesta praça esta faltando.
Ainda me pergunto: se para aprovar um projeto temos que deixar 20% de área permeável o que dizer desta praça então??? O negócio é fazer como aquele casal no fundo... ficar sentado no pavimento mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário